Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Saúde promove semana de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

População poderá participar das palestras sobre prevenção e tratamento contra a doença


      A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Hiperdia promoverá a partir de segunda-feira (25), ações em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, celebrada no dia 26 de abril, entretanto, as  atividades ocorrerão ao longo da semana.
Segundo os organizadores, serão desenvolvidas palestras sobre prevenção e tratamento contra a hipertensão arterial. Na segunda-feira (25), das 7h30 às 8h30, na Igreja São Sebastião, no bairro Jardim Maristela; na terça-feira (26), das 7h30 às 8h30, na Igreja Santa Luzia, no bairro Santa Luzia; na quarta-feira (27), das 7h30 às 8h30, no Centro Comunitário do bairro Paranapungá e das 9h às 10h, no Centro Comunitário do bairro Santo André; e na quinta-feira (28), das 8h30 às 9h30, no ESF Interlagos.

       E na sexta-feira (29), das 7h30 às 11h, nas quadras da Lagoa Maior, haverá diversas gratuitas para população tais como atividades físicas, orientações, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), antropometria e orientações sobre alimentação saudável.
O evento terá apoio dos profissionais da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuvel), na qual contará a participação dos profissionais da pasta e na cedência das quadras. Além disso, haverá a participação de estagiários das instituições de ensino de AEMS e UFMS, das áreas de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia para a realização das atividades na Lagoa Maior. 
“Pretendemos conscientizar a população do nosso município sobre a mudança de hábitos físicos e alimentares para ter uma pressão arterial mais saudável e qualidade de vida melhor”, disse Denis da Silva Miranda, do Programa Hiperdia.

HIPERTENSÃO

      No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. De acordo com dados estatísticos publicados recentemente 23% da população brasileira é hipertensa. Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos de idade.
      A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, mas quando estão elevadas, oferecem resistência na passagem do sangue e ocasiona a hipertensão arterial. Este aumento ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 90).
     Os fatores de risco para ocorrer a hipertensão arterial são: consumo inadequado de alimentos, como por exemplo, uso elevado de sal e de produtos industrializados; sobrepeso e obesidade que aceleram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão; tabagismo; diabetes e envelhecimento.
      Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram atendidos 161 pacientes com problemas de diabetes e pressão alta e 539 procedimentos realizados.

Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate