Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Imagens exuberantes do Pantanal encantam o Repórter Eco

Reportagem inédita do programa da TV Cultura vai ao ar em duas edições, para mostrar a beleza e a diversidade de espécies de aves, animais e plantas. A primeira, domingo (10/4), traz um mosaico de vegetações em meio às águas doces. E na semana seguinte (17/4), a Arara Azul ganha destaque. Ambas às 16h30 (horário de MS)

               O Repórter Eco viajou ao Pantanal de Mato Grosso do Sul para registrar a beleza e a diversidade de espécies de aves, animais e plantas de um dos lugares que mais encantam pesquisadores e turistas. Duas matérias exclusivas mostram a riqueza e exuberância do lugar, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A apresentação é de Márcia BongiovanI


Frame_Musico
Músico e marceneiro fabrica
instrumentos que reproduzirem
 os sons da natureza
              
A primeira edição sobre o Pantanal vai ao ar neste domingo (10/4), às 16h30 (horário MS), e mostra os encantos do bioma, uma espécie de grande mosaico de vegetações em meio às águas doces dos rios. É considerada uma das maiores planícies inundáveis da Terra. A segunda edição da reportagem será exibida no domingo seguinte (17/4), também às 16h30, e acompanha o Projeto Arara Azul.
         No Brasil, o Pantanal ocupa quase 150 quilômetros quadrados, que abrigam cerca de 650 espécies de aves, 260 de peixes, 100 de mamíferos e aproximadamente 50 de répteis. O biólogo Diogo Lucatelli, que acompanhou a equipe de reportagem durante a visita ao Refúgio Ecológico Caiman, no município de Miranda, explica: “Tem muita gente que não coloca o Pantanal como um bioma separadamente, mas como um complexo de fisionomias, um complexo de ecossistemas que está dentro do cerrado. A influência majoritária é do cerrado, mas o pantanal tem contato com outros biomas”.
            Também o guia turístico Cláudio Rodrigues da Silva fala sobre o turismo ecológico e a presença dos animais na região. “Aqui no Pantanal, se tem água, tem sempre um jacaré por perto”. No local está uma das maiores densidades de onça pintada do mundo, e o guia conta que não é o único felino do lugar. “A gente tem a onça pintada, o gato maracajá, tem a jaguatirica, que a gente vê aqui na fazenda bastante, a onça parda também é presente no ambiente… tem o gato do pantanal”.
PANTANAL5
        O programa também destaca o turismo ecológico, que é uma das atividades que movem a economia local, gera renda para os moradores e donos de terras, além de conscientizar sobre a importância de conservar a flora e a fauna.
          Ainda nesta edição, o Repórter Eco revela um músico e marceneiro que fabrica seus instrumentos de forma diferente dos tradicionais, ao reproduzirem os sons da natureza.
       Produtos de limpeza não poluentes, feitos com resíduos da indústria de suco de laranja, é a última matéria do programa.

Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate