Veja também - DESTAQUES Notícias Mais Visitadas da Semana

Forças de segurança e Projetos Sociais presentes na Caravana da Saúde de Dourados

A Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Geral de Perícias e a Polícia Militar e seus projetos sociais, forças que compõem a estrutura da segurança pública de Mato Grosso do Sul, marcam presença na Caravana da Saúde, que acontece no município de Dourados neste fim de semana.

          A equipe do Corpo de Bombeiros levou para o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, os equipamentos utilizados no combate à incêndios urbanos e florestais, busca e salvamento aquático e terrestre e atendimento pré-hospitalar. “Eu gostei muito, são equipamentos diferentes e que salvam vidas”, afirma a dona de casa Denise Araújo, 18 anos, que levou o filho e as amigas para conhecerem o estande dos Bombeiros.
_MG_1252 copiar
         De acordo com o cabo Eden Nascimento da Silva, no ônibus escola que tem mesas, cadeiras, ar condicionado e até Datashow, os visitantes recebem dos Bombeiros, orientações das técnicas utilizadas no combate à incêndios, táticas de extinção de chamas, aprendem como prestar os primeiros socorros para vítimas de infarto e engasgamento, por exemplo. “Nós também auxiliamos os usuários quanto aos serviços de vistorias”, esclarece o bombeiro.
      Já a Polícia Civil oferece na Caravana da Saúde importantes orientações de acesso aos serviços on-line, para realizar denúncias e para evitar que crimes ocorram. No evento os policiais civis fazem contato com os usuários, registram boletins de ocorrência, distribuem panfletos com orientações e exibem vídeos de prevenção e combate à violência doméstica. “É uma forma de fazer com que a população conheça os nossos serviços e esteja mais próxima da Polícia Civil”, diz o delegado Lupércio Degerone, titular da Delegacia Regional de Dourados.
      No Complexo os usuários e visitantes podem ainda ter contato direto com a Polícia Comunitária, filosofia que tem por objetivo aproximar polícia e comunidade, para que juntas identifiquem as prioridades e trabalhem para solucionar problemas de segurança pública, como crimes, uso de drogas e desordens sociais.
_MG_1496 copiar
       Já a Polícia Militar realiza a distribuição de panfletos e cartilhas com os ensinamentos do Programa Educacional de Resistência ao Uso de Drogas (Proerd) e do Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito (Cematran), projeto social que oferece no contraturno escolar atividades recreativas, artísticas, culturais e de conscientização sobre as normas de trânsito.
O mini museu de animais empalhados montado pelo Projeto Florestinha na Caravana da Saúde chamou a atenção pequeno Rafael Sales, 3 anos, que ficou encantado com o Tamanduá Bandeira. No projeto tira das ruas crianças socialmente vulneráveis, o ensinamento é de criança para criança. “A gente mostra para eles que é importante preservar a natureza e os animais”, explica o pequeno soldado Luiz Felipe da Costa, de 8 anos.
_MG_1838 copiar
       Outro importante serviço oferecido pela Segurança Pública na Caravana da Saúde é confecção da carteira de identidade, em um estande montado no Complexo pelo Instituto de Identificação que colhe as digitais, insere os dados no sistema, tira fotos e depois irá entregar o documento ao usuário no posto de identificação do município.
        Todos os estandes da segurança pública foram visitados neste sábado (16) pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, juntamente com o governador Reinaldo Azambuja, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas e o subcomandante-geral da Polícia Militar, Francisco Assis Ovelar. “É muito importante essa aproximação com as polícias e a sociedade, para que juntos possamos construir a segurança pública que a população tanto almeja”, afirmou o secretário de Segurança durante a visita.

Postagens populares DO MÊS - últimos 30 dias

_____________________________________________________

Veja também as Postagens Mais Populares do Site

Noivas & Noivos Madrinhas & Damas

Inquérito Civil para apurar a implantação e eficiência do serviço público de bem-estar animal

A procura dos FAMILIARES

A procura dos FAMILIARES
Nadir Fernandes

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Conheça a LEI que prevê a reconstrução da MAMA pelo SUS.

17ª Via SACRA imagens e fotos

Arte de Kristina

Programação da 39ª Expotrês

Programa de Combate